Análise: Resident Evil Bem-Vindo a Raccoon City


Dirigido e roteirizado por Johannes RobertsResident Evil Bem Vindo a Raccoon City chegou aos cinemas brasileiros no dia 02 de dezembro, e assim como o lançamento mundial do longa mesclou bastante seu público entre ser um bom filme e ter a proeza de ser o pior filme da franquia nos cinemas.

ATENÇÃO: ANALISE COM SPOILER!

Personagens

Claire Redfield: Interpretada por Kaya Scodelario seu visual é igual as roupas do Resident Evil 2 Remake, nos jogos Claire tem 19 anos já no filme a atriz escolhida é bem mais velha que a personagem. A interpretação de Kayra foi boa, embora muitas vezes o roteiro não sobre explorar bem os autores, trazendo o lado detetive da Claire ela sobe entregar o que o roteiro pedia. Claire é a líder e está disposta a expor a Umbrella. Lá no orfanato de Raccoon ela tem uma forte ligação com Lisa Travor, e assim como a Lisa, ela quase vira um dos experimentos de Birkin, sua sorte é que ela consegue fugir de Raccoon e só volta quando adulta, pra avisar a seu irmão o que está acontecendo na cidade. Nos filmes da Milla a Claire é mais fiel em bora sua historia seja totalmente diferente eu gosto dela como também gosto da Claire atual.

Chris Redfield: interpretado por Robbie Amell o único ator que se parece fielmente com o seu personagem, o Chris do filme nunca acreditou nas conspirações da sua irmã que o deixou sozinho em Raccoon City, ele tem uma forte relação com Willian Birkin que chega a ser um pai pra ele. Depois que Claire volta ele pergunta o que ela quer já que ela o tinha o deixado sozinho em Raccoon, depois que ele descobre a verdade os dois se reconciliam, e como uma bom irmão Chris tenta protegê-la a todo custo. Ele é forte e quer sempre ajudar seus companheiros de equipe. Ele soube interpretar muito bem o personagem, seu visual está muito parecido com o do Resident Evil 1 Remake. O Chris dos filmes da Alice não é nada fiel e só vem aparecer no quarto filme depois disso não sabemos mais nada dele.

Jill Valentine: interpretada por Hannah Jhon-kame, a Jill de Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City é a que mais se afasta da aparência e personalidade que vemos nos jogos e foi a personagem que foi bastante criticada por isso, diferente dos jogos a Jill do filme é leal e ama armas, ela è conhecida como a "Maluquinha" do grupo enfim brincadeiras a parte, nos jogos nossa Jill não ama armas já que essa personalidade é do Barry Barton que infelizmente não apareceu no filme, ela tem uma boa pontaria e dirá que tem um "Chrush" no Wesker, sua atuação foi muito boa por mas que ela não fosse fiel aos jogos, no filme ela quer sempre ajudar seus companheiros e não deixa ninguém pra trás. A Jill dos filmes da Milla é muito boa ela aparece no segundo e no quinto filme a personagem é mais fiel aparência e sua personalidade chega próxima dos jogos em bora como sempre os filmes do Paul W.S Anderson distorce a historia para da lugar a Alice, mais ainda assim 
Sienna Guillory
 ficou linda em cada filme da franquia que teve a oportunidade de aparecer.

Leon.S.Kennedy: interpretado por Avan Jogia, definitivamente ele não é nada fiel aos jogos só suas roupas do R.P.D isso foi bastante criticado, devido criticas por parte dos dos haters. Infelizmente nossa comunidade já chegou a tal ponto de ofender um ator por fazer seu trabalho desativar a sua conta no Instagram... Continuando, na história ele acaba atirando em um companheiro de equipe da academia e acaba sendo transferido para Raccoon City, não é como nos jogos em que ele chega atrasado para o seu primeiro dia e acaba encontrando a cidade em verdadeiro caos, no filme que ele é muito zoado por ter atirado no seu companheiro, no decorrer do longa Leon é... Bem como posso dizer, ele age como se fosse um adolescente, e mostra mais o lado humano do personagem por mas que não seja o jeito do Leon dos jogos, com passar do filme ele vai vendo que ali é uma coisa séria o que tá acontecendo é sério e isso vai mostrando mais o lado humano do Leon e que vai fazendo personagem crescer e amadurecer, já nos filmes da Milla, ele é um personagem que teve desenvolvimento nenhum colocado no filme apenas ara agradar os fãs. O Leon dos filmes da Milla era meio travado muito sério e parecia ser imortal não tinha muitas falas e era super tarado pela Ada. 

Albert Wesker: interpretado por Tom Hopper, Wesker se distancia de um vilão sua personalidade e brutalmente invertida seus propósitos são ainda piores. Nos jogos ele não tem piedade nenhuma e no filme Ele tem muita piedade ele diz até que nunca tiraria em uma criança e que só queria a amostra do G-vírus, sua morte não acaba sendo por um tablet e sim por uma arma que acaba sendo disparada por Jill e ele morre nos braços da sua amada, amada entre aspas porque a gente não sabe se ele realmente amava ela e nos pós-créditos vemos ele bem vivo. O Wesker dos filmes da Milla é o que se aproxima da fidelidade do personagem, aparecendo no terceiro filme e em usas sequencias. Em resumo não temos um vilão a altura nesse remake dos filmes.

Brian Irons: interpretado por Donal Legue seu personagem chega a ser bem parecido com o original, e embora seja um personagem de pouca relevância, o diretor fez a proeza de da mais tempo de tela pra ele. 

Willian Birkin: interpretado por Neal Macnogn seu personagem conseguiu ficar na base do mais ou menos já que nos jogos Birkin não tem nenhuma ligação com os irmãos Redfield, ele só é um cientista que na noite do dia 29 de setembro teve sua amostra do G-Vírus roubada por soldados da U.S.S ele se auto infecta com a ajuda de Annette Birkin sua esposa, ele vira a famosa criatura G e fica atrás de sua filha para implantar o embrião, no filme isso não é mostrado só mostra que ele está fugindo de Raccoon e indo buscar seu projeto já que o Wesker queria rouba-lo.

Richard Aiken: interpretado por Chad Rook, ele é parecido com seu personagem, porém sem muitas falas e nem se destaca, e tem menos falas que nos jogos, onde o personagem é um pouco mais desenvolvido.

Sherry Birkin: interpretada por Holly de Barros atriz Mirim não é muito parecida com sua personagem Sherry que não chega a aparecer nos filmes da Milla porém e criada uma nova personagem com características parecidas a Ângela Ashford. Na noite do dia 30 de setembro a garotinha tem um pesadelo com um monstro que na verdade se tratava de seu pai, a garotinha fica muito assustada com o que ver no sonho. O resgate de Sherry foi alterado, como é visto nos jogos ela é regatada por Claire, mas no filme é Jill e Chris que a resgata,

Brad Vickers: Interpretado por Nathan Dales como Richard Ele também não é parecido com o seu personagem tem poucas falas.

Annett Birkin: interpretada por Jennet Potter a atriz também não chega a ser parecida com sua personagem afinal a nossa querida ou nem tanto assim a Annett não tem cabelos castanhos e sim cabelos loiros, ela não chega aparecer no filme como uma cientista só o seu marido Willian. Nos filmes da Mila a personagem também não aparece.

Lisa Trevor: interpretada por Marina Mazzepa, Liza é uma inimiga que veria substitui o Mr.X nos filme, porém por motivos desconhecidos ele não aparece no filme, o que já é uma afronta a série por ser um vilão icônico em Resident Evil 2.

Enrico Marini: interpretado por Sammy Azero ele não teve grande destaque, já que é um personagem secundários, e que acaba morrendo, ele chega a zoar o Leon mas não é lá grande coisa, ja que ele não tem muitas falas e nem acaba descobrindo quem é o traidor como nos jogos.

Ben Bertoluci: interpretado por Josh Cruddas, nos jogo ele é um jornalista que acaba se trancando em uma cela para escapar dos monstros, já no filme ele descobriu coisas demais sobre a Umbrella Corporation e acabou preso. Assim como outros atores do filme ele não é muito parecido com o seu personagem, mas acaba fazendo um grande papel como investigador e acaba ajudando a Claire a descobrir o que está acontecendo na cidade. Ben não aparece nos filmes da Milla.

Ada Wong: interpretada por Lily Gao ela aparece somente nos pós-créditos do filme o que é bem triste para nós fãs já que Ada é uma importante personagem de Resident Evil 2. aparentemente ela salva o Wesker que bota os seus famosos óculos escuros indicando que haverá uma continuação. Ada apareceu nos filmes da Milla, teve sua aparição no quinto filme com uma grande referência ao Resident Evil 4.

Cenários

Em uma tentativa de de compensar o roteiro do filme, Johannes Roberts, o diretor do filme, apostou na nostalgia dos fãs e o nível de detalhe de muitos cenários é incrível se assemelhando bastante aos jogos. Cada cenário tem uma semelhança aos jogos, a delegacia a mansão e a lanchonete em que os stars estão lanchando. Não podemos dizer o mesmo da cidade já que não parece ser uma cidade pequena como nós sabemos nos jogos Raccoon é uma cidade pequena cercada por montanhas e no filme não aparenta ser cercadas por montanhas nem um pouco nisso o diretor errou muito mas para compensar ele deu um cenário do R.P.D é bem fiel o cenário da mansão muito é bem parecido com os jogos também tem o orfanato que ficou igual aos jogos também acho que era para compensar o quanto de coisas que não estariam iguais aos jogos.

Inimigos

Os três jogos que o filme usa para desenvolver o roteiro existem um numero bem considerado de inimigos, mas o filme utiliza apenas quatro sendo eles; Zumbis, Likers, Cachorris Zumbis e a Lisa Tevor. O design dos zumbis eles estão descaracterizados não estão com uma aparência de mortos vivos somente os da mansão Spencer.

Os Lickers tem a mesma aparência que os dois jogos porém com uma CGI bem abaixo do esperado, a Capcom ajudou o Roberts a criar o Licker e isso nos faz pensar que nem a própria Capcom quer uma coisa bem feita da sua principal franquia nos cinemas.

OS Cachorro zumbis esse sim tiveram a CGI mais mal trabalhadas, quase não possuem texturas, e á quem diga que são gráficos de Playstation 2, a bizarrice  que fizeram com eles é sem tamanho,

A Lisa Travor e uma personagem que definitivamente não deveria está nesse filme. Resident Evil Evil: Bem-Vindo a Raccoon City é baseado nos três primeiros jogos da franquia, e ela substitui dois vilões icônicos o Nemesis e o Mr.x os famosos perseguidores. O diretor consegui encaixa ela na trama, mas não conseguiu encaixar os dois perseguidores ?. Está mais para questão orçamento do que para roteiro, Bom, a Lisa se distância significante do design e das ações originais do jogo inclusive ajudando Claire.

Roteiro

Na tentativa de adapta os tês primeiros jogos da franquia em pouco mais de 1h e meia com um orçamento estimado de $25 milhões de dólares, o roteiro do filme fracassa cruelmente, Deixando grandes personagens e inimigos de fora. O filme é apressado e peca no desenvolvimento de cada personagem distorcendo suas personalidade originais.

Com o orçamento de $25 milhões de dólares a proposta deveria ser adaptação de Resident Evil 0 e Resident Evil 1, ambos sem passam no mesmo ambiente além de ter uma gasto menor com cenários e atores além de trazer personagem icônicos como Barry Burton e Rebecca Chambers. Mas visando dinheiro decidiram por adaptar os três primeiros clássicos apostando na nostalgia a fim de atrair um maior publico e dinheiro.

Referencias

O filme estava repleto de referências tem uma referência bem escondida da Rebecca que aparece no filme, o diretor não escolheu uma atriz para ela talvez porque o roetiro como sempre não deve ter colaborado, uma outras referencia bem legal é a lanchonete em que os S.T.A.R.S estão lanchando que é a mesma com os mesmos detalhes que o Resident Evil 2 clássico que tem a lanchonete do posto de gasolina e ficou como uma referência bem nostálgica. Na primeira aparição do Chris ele está com uma roupa muito semelhante a do final de Resident Evil 1 Clássico que é uma jaqueta de couro com uma blusa branca, "who is Alice" essa referência aparece na mesa de Richard que faz uma brincadeira com os filmes do Paul Anderson "Quem é Alice?", Moonlit Sonata nos jogos quem toca o piano para abrir a passagem secreta é a Jill mais dessa vez foi o Wesker, Jill's Sandwich na lanchonete, Wesker aposta com Jill ela acaba vencendo e pega o seu sanduíche dizendo que "the sandwich is Jill's now", puzzle dos quadros essa referência está bem escondida e aparece em uma cena com o Chris em um quadro aparece mal colocado como se tivesse um cofre, o isqueiro so Chris é muito familiar aos dos jogos o mesmo que aparece em Resident Evil Code Verônica, Wesker e seus óculos escuro nos pós créditos Ada salvou Wesker que já está infectado a cena termina com ele colocando seus óculos, estacionamento essa referência é de Resident Evil 2 com Irons sendo perseguido por um cachorro zumbi e se não fosse por Claire ele provavelmente teria morrido.

Pontos negativos e positivos

Pontos Negativos: O filme é muito corrido, nossa esperança era que fosse 2h e no final foi 1h mesmo, Ada só apareceu nos pós créditos e isso é bem chato, a CGI ficou horrível e deveriam ter trabalho mais no roteiro (mas nem parece que a Sony estava ligando se o filme ia ser bom ou não já que antes de fazer qualquer filme o roteiro tem que ser aprovado, e a Sony está dando mais atenção para o novo filme do Homem Aranha).

Pontos Positivos: Embora o roteiro seja atrapalhado, ele quis mostra o lado humano dos personagens, teve muitas referências, a dublagem tá incrível além de dar alguns sustos. Isso é claro depende bastante de pessoa pra pessoa.

Com isso minha nota é 7.0, deveriam ter trabalhado mais no roteiro e com os personagens e terem prolongado mais o lançamento tipo para 2022, esse filme parece que foi feito as pressas o que atrapalhou no seu desenvolvimento. Não foi dessa vez que a Sony acertou em fazer um filme de Resident Evil.

  • Data de lançamento: 2 de dezembro de 2021 (Brasil)
  • Orçamento: $25 milhões de dólares
  • Diretor: Johannes Roberts
  • Adaptação de: Resident Evil
  • No Brasil: Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City
  • Roteiro: Johannes Roberts; Greg Russo
  • Produção: James Harris; Hartley Gorenstein; Robert Kulzer
  • Elenco: Avan Jogia (Leon S. Kennedy, Kaya Scodelario (Claire Redfield), Hannah John-Kamen (Jill Valentine), Robbie Amell (Chirs Redfiled), Lily Gao (Ada Wong), Tom Hopper (Albert Wesker), Stephannie Hawkins (Sickly Mom), Neal McDonough (Willian Birkin), Holly de Barros (Sherry Birkin), Donal Logue (Brian Irons), Nathan Dales (Brad Vickers), Josh Cruddas (Ben Bertoluci), Sammy Azero (Enrico Marini), Chad Rook (Richard Aiken), Pat Thornton (Trucker), Marina Mazepa (Lisa travor), Carson Manning (Orderly), Janet Porter (Annette Birkin).

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem