Entrevista: Influencia dos zumbis em nossa sociedade



A Capcom trouxe uma entrevista bem interessante publicada no Resident Evil Portal com o Dr.Takeshi Okamoto, professor associado da Universidade Kindai no Japão. Ele estuda as influencia dos zumbis na sociedade atual e para ele nossa amada franquia foi um dos ponta pé iniciais para isso.


- Zumbis fazem parte de tantos tipos diferentes de mídia. Você acha que a série Resident Evil teve uma influência nesse conteúdo?


Dr. Okamoto: Bem, é importante notar de onde veio a ideia de zumbis: ou seja, a prática de necromancia do Voodoo haitiano, na qual as pessoas dizem ter usado magia para reanimar cadáveres. Este costume foi introduzido na América. Por exemplo, o jornalista William Seabrook publicou um livro chamado The Magic Island em 1929, no qual ele escreveu sobre zumbis haitianos. Quando os repórteres de TV americanos souberam desse costume, espalharam notícias sobre ele pelo país, eventualmente chamando a atenção dos produtores de cinema. Foi então que zumbis começaram a aparecer em uma variedade de produções de Hollywood. No entanto, o que foi surpreendente foi que zumbis naquela época não eram retratados como monstros com fome de cérebro, mas sim mais como lacaios para fazer suas ordens. Eles eventualmente se tornaram criaturas comedoras de carne, o que as tornou incrivelmente populares. E é assim que os vemos até hoje.

Quando a notícia dos zumbis finalmente chegou ao Japão, houve um enorme boom de filmes com tema zumbi sendo produzidos aqui. Então foram os diretores de filmes de zumbis que causaram o surto em massa de zumbis em muitos tipos de mídia. Na década de 1990, porém, esses tipos de filmes gradualmente caíram em desfavor.

Provavelmente há algumas razões para isso, mas na minha opinião foi provavelmente porque os produtores começaram a sentir os limites do gênero e o público se cansou de ver cadáveres andando por toda parte. Mas em 1996, a Capcom nos deu Resident Evil, que foi um grande sucesso mundial e trouxe zumbis cambaleando de volta aos holofotes do terror. Foi tão influente que hoje em dia os mortos-vivos são parte integrante do mundo dos jogos. Em 2002, um filme live-action baseado no jogo chegou às telonas e gerou várias sequências, o que ajudou a ressuscitar os mortos-vivos na mídia. Sem o lançamento de Resident Evil, é possível que não tenhamos tanto conteúdo cheio de zumbis nos dias de hoje.

Curiosamente, os zumbis de Resident Evil 4 em diante começaram a mudar gradualmente do conceito clássico, com criaturas mais humanoides aparecendo. Ainda assim, na minha opinião, eles se enquadram na categoria de "zumbi".

Os mortos-vivos são retratados de forma diferente nos filmes atualmente, tornando-se mais comunicativos, mais evoluídos; eles estão começando a ser usados como uma alegoria para interação e confronto com diferentes culturas. Eles estão começando a se tornar simbólicos de diferentes visões e crenças em uma sociedade moderna mais complexa e multifacetada, e essa evolução na forma como eles são retratados parece espelhar a evolução dos zumbis vistos na série Resident Evil.

- É uma honra incrível ouvir você dizer que o primeiro jogo Resident Evil foi um grande ponto de virada no desenvolvimento de conteúdo relacionado a zumbis. Você acha que há algo sobre zumbis na série Resident Evil que os diferencia de outras representações?

Dr. Okamoto: Na verdade, estou começando do Resident Evil original e trabalhando meu caminho através da série novamente, e eu estou fazendo algumas observações muito interessantes como conseguir joga-los de olhos vendados.

Os zumbis que apareceram no primeiro jogo eram do tipo lento e sinuoso, mas à medida que a série avançava, eles mudaram de muitas maneiras — por exemplo, eles ficaram mais rápidos. Isso está em consonância com a tendência dos zumbis retratados em filmes e animes. O que é ótimo é que, embora existam tantos tipos diferentes de zumbis na série cada um com suas próprias características únicas, todos eles sentem que pertencem ao mundo de Resident Evil. A verdadeira força da Capcom reside em sua capacidade de permanecer flexível e ajustar conceituações baseadas em visões e tendências atuais sem trair a visão central da marca.

Já se passaram 25 anos desde o lançamento do primeiro jogo Resident Evil, e houve muitos outros jogos lançados nesse período.

- Estamos muito felizes em saber que você tocou tantos deles. Você tem algum favorito?

Dr. Okamoto: Tanto pensamento e criatividade foram para todos eles, então essa é uma pergunta difícil! Cada jogo proporciona uma experiência única e eu amo todos eles, mas em termos de mais aterrorizante, tem que ser Resident Evil 7. O design de som em particular realmente aumenta a sensação de pavor. O medo é tão real que você poderia estar em uma sala perfeitamente segura, mas você ainda está reagindo a cada pequeno som. Quanto a Resident Evil Village, ele segue Resident Evil 7, mas aumenta a intensidade com suas diversas características e momentos de destaque. Ainda estou passando por isso no momento, mas posso dizer que é uma das melhores experiências que tive até agora. Gostaria que todos os leitores jogassem e experimentassem por si mesmos.

Se você me perguntasse no que eu afundei mais horas, isso seria Resident Evil: The Umbrella Chronicles e Resident Evil: The Darkside Chronicles. Além de controlar como nenhuma outra entrada na série, as histórias dos jogos foram além do que os jogos de Resident Evil tipicamente retratados; Eu me diverti muito com eles. 
Os jogos não numerados da série também são muito divertidos e têm seus encantos. O fato de haver tantos spinoffs da série principal apenas mostra o quão popular e quão rico o mundo de Resident Evil é. Quanto mais jogos você joga, mais você percebe o quão bem o mundo é carnado.

- Bem, se alguma vez houvesse uma maneira de anunciar a marca Resident Evil, que seria isso! Obrigado!. Então, diga-me, quando foi sua primeira experiência com Resident Evil?

Dr. Okamoto: Eu tinha 13 anos, e foi o primeiro jogo de Resident Evil. Isso me surpreendeu! Aquelas telas de carregamento onde você abre lentamente portas ou sobe escadas realmente me assustou. Também tenho boas lembranças de interpretar as duas continuações: Resident Evil 2 e Resident Evil 3: Nemesis. Meu tempo passado em Raccoon City naqueles jogos teve um grande impacto em mim enquanto crescia. Falando em sobrevivência em Raccoon City, sou um grande fã de Resident Evil Outbreak. Eu amei que naquele jogo você joga como pessoas normais, que são inferiores tão fortes nem capazes como Chris e Leon. Ter que prestar atenção a outros personagens na tela realmente aumentou a tensão e tornou o jogo mais divertido. Também estou ansioso por "Resident Evil: Welcome To Raccoon City", que está programado para ser lançado em 24 de novembro. Se eu pensar dessa forma, Raccoon City sempre estará comigo na minha vida (risos).

- De todas as criaturas que você lutou nos jogos, há alguma coisa que realmente se destacou para você?

Dr. Okamoto:Oh, definitivamente os Lickers. Eles realmente enfiaram suas garras em mim!. O que é ótimo em Resident Evil é que é mais do que apenas zumbis — há tantas criaturas icônicas. Eu amo que todos os tipos de B.O.W.s selvagens foram introduzidos à medida que a série continuou.

- Fico feliz em ouvir isso! Finalmente, o que você acha que o futuro reserva para zumbis e seu lugar na mídia?

Sinto que à medida que o mundo se torna cada vez mais complexo, veremos mais retratos de humanos e zumbis tendo uma relação antagônica menos direta. Nesse sentido, zumbis poderiam ser usados para retratar a relação entre diferentes culturas ou "a outra" e a sociedade — algo difícil de fazer com outros monstros. Afinal, zumbis começam como humanos. Eles não vêm a este mundo como monstros; em um ponto eles eram como você e eu.

Devemos simplesmente matar um zumbi apesar do fato de que eles costumavam ser humanos? São perguntas instigantes como essas que tornam zumbis tão fascinantes. Além disso, o termo "zumbi" agora realmente se refere a uma variedade de coisas diferentes.
Como mencionei antes, os dos jogos resident evil mudaram ao longo do tempo, com mudanças sendo feitas não apenas para torná-los diferentes, mas sim para mudar e/ou melhorar a experiência de jogabilidade.

Eu sinto que como a Capcom continua a retratar zumbis e outras criaturas, bem como como esses zumbis e criaturas se encaixam no mundo da série em geral, sem dúvida influenciará fortemente como o resto da mídia zumbi
avança.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem