A Capcom trouxe uma entrevista bem interessante publicada no Resident Evil Portal com o Dr.Takeshi Okamoto, professor associado da Universidade Kindai no Japão. Ele estuda as influencia dos zumbis na sociedade atual e para ele nossa amada franquia foi um dos ponta pé iniciais para isso.
- Zumbis fazem parte de tantos tipos diferentes de mídia. Você acha que a série Resident Evil teve uma influência nesse conteúdo?
Quando a notícia dos zumbis finalmente chegou ao Japão, houve um enorme boom
de filmes com tema zumbi sendo produzidos aqui. Então foram os diretores de
filmes de zumbis que causaram o surto em massa de zumbis em muitos tipos de
mídia. Na década de 1990, porém, esses tipos de filmes gradualmente caíram
em desfavor.
Provavelmente há algumas razões para isso, mas na minha opinião foi provavelmente porque os produtores começaram a sentir os limites do gênero e o público se cansou de ver cadáveres andando por toda parte. Mas em 1996, a Capcom nos deu Resident Evil, que foi um grande sucesso mundial e trouxe zumbis cambaleando de volta aos holofotes do terror. Foi tão influente que hoje em dia os mortos-vivos são parte integrante do mundo dos jogos. Em 2002, um filme live-action baseado no jogo chegou às telonas e gerou várias sequências, o que ajudou a ressuscitar os mortos-vivos na mídia. Sem o lançamento de Resident Evil, é possível que não tenhamos tanto conteúdo cheio de zumbis nos dias de hoje.
Curiosamente, os zumbis de Resident Evil 4 em diante começaram a mudar gradualmente do conceito clássico, com criaturas mais humanoides aparecendo. Ainda assim, na minha opinião, eles se enquadram na categoria de "zumbi".
Os mortos-vivos são retratados de forma diferente nos filmes atualmente,
tornando-se mais comunicativos, mais evoluídos; eles estão começando a ser
usados como uma alegoria para interação e confronto com diferentes culturas.
Eles estão começando a se tornar simbólicos de diferentes visões e crenças
em uma sociedade moderna mais complexa e multifacetada, e essa evolução na
forma como eles são retratados parece espelhar a evolução dos zumbis vistos
na série Resident Evil.
Os zumbis que apareceram no primeiro jogo eram do tipo lento e sinuoso, mas à medida que a série avançava, eles mudaram de muitas maneiras — por exemplo, eles ficaram mais rápidos. Isso está em consonância com a tendência dos zumbis retratados em filmes e animes. O que é ótimo é que, embora existam tantos tipos diferentes de zumbis na série cada um com suas próprias características únicas, todos eles sentem que pertencem ao mundo de Resident Evil. A verdadeira força da Capcom reside em sua capacidade de permanecer flexível e ajustar conceituações baseadas em visões e tendências atuais sem trair a visão central da marca.
Se você me perguntasse no que eu afundei mais horas, isso seria Resident Evil: The Umbrella Chronicles e Resident Evil: The Darkside Chronicles. Além de controlar como nenhuma outra entrada na série, as histórias dos jogos foram além do que os jogos de Resident Evil tipicamente retratados; Eu me diverti muito com eles.
Os jogos não numerados da série também são muito divertidos e têm seus
encantos. O fato de haver tantos spinoffs da série principal apenas mostra o
quão popular e quão rico o mundo de Resident Evil é. Quanto mais jogos você
joga, mais você percebe o quão bem o mundo é carnado.
Devemos simplesmente matar um zumbi apesar do fato de que eles costumavam ser
humanos? São perguntas instigantes como essas que tornam zumbis tão
fascinantes. Além disso, o termo "zumbi" agora realmente se refere a uma
variedade de coisas diferentes.
Como mencionei antes, os dos jogos resident evil mudaram ao longo do tempo, com mudanças sendo feitas não apenas para torná-los diferentes, mas sim para mudar e/ou melhorar a experiência de jogabilidade.
Como mencionei antes, os dos jogos resident evil mudaram ao longo do tempo, com mudanças sendo feitas não apenas para torná-los diferentes, mas sim para mudar e/ou melhorar a experiência de jogabilidade.
Eu sinto que como a Capcom continua a retratar zumbis e outras criaturas, bem
como como esses zumbis e criaturas se encaixam no mundo da série em geral, sem
dúvida influenciará fortemente como o resto da mídia zumbi
avança.
avança.
Postar um comentário